sexta-feira, 15 de abril de 2011

Falando de pele oleosa

    
A definição de pele oleosa é relativamente fácil : uma pele que tem um aspecto brilhante e oleoso devido a ação da seborréia. Isto vem acompanhado em geral por uma hiperseborréia do couro cabeludo. A textura de peles oleosas é um pouco grosseira com orifícios dos folículos pilosos (pêlos) dilatados, secreções sebáceas e sudoríparas abundantes.
    A pele oleosa pode ter origem genética, mas, frequentemente, essa condição se deve a uma conjunção de fatores externos: cuidados prolongados com produtos não apropriados, alimentação gordurosa demais e com muito açúcar, ambiente poluído, calor ambiente muito alto… Tudo isso acelera a secreção sebácea.

Tonificação

Um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Pois, só com água, sabonete ou loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Além disso os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Portanto a loção tônica auxilia a equilibrar o PH da pele. A loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebum é dissolvido , ele reaparece. O melhor a fazer é empregar loções a base de princípios ativos naturais, que fecham os poros da pele sem agredi-la, como por exemplo, Hamamlis e Mentha Longifolia.
Nosso corpo tem 70% de água, sendo 13% distribudo na pele. Mas como o tempo, a ação dos sabonetes, do frio, do sol, da alimentação pobre em líquidos, da poluição e do envelhecimento, faz essa porcentagem cair para 7%. Para evitar que a pele fique ressecada, flcida e com rugas precoces necessário abusar dos alimentos ricos em gua, e usar um bom hidratante. Ele faz o papel do manto hidrolipídico, formando uma película úmida.
Deve-se evitar os hidratantes gordurosos, com óleos ou cremes à base de óleos. A forma gel permite acondicionar de maneira geniosa e cômoda cosméticos ricos em princpios ativos com diferentes fuções: emoliente, estabilizador celular, protetor de tecidos, refrescante e adstringente. Como por exemplo: Calndula, Hamamlis, Hidroviton e Lipossomas.
À medida que as pesquisas acerca dos efeitos deletrios da radiação ultra-violeta do sol na pele tornam-se mais conclusivas, maior a preocupação dos cientistas cosmetológicos em desenvolver produtos fotoprotetores cada vez mais eficazes, seguros e de baixa toxidade. Sabe-se que os danos solares na pele compreendem desde efeitos curto prazo, como o desenvolvimento de reaes inflamatrias do tipo eritema / edema, at consequências cumulativas tardias como o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Estes efeitos mais graves, que se deve tanto a radiação UVB, quanto ao respectivo UVA, esto relacionados a alteraes na microcirculao, perda de tônus, ocorrência de elastose e atipia epidrmica, diplasias, etc...

Nenhum comentário: